domingo, 12 de outubro de 2014

BAHIA, O NORDESTE E A COMPRA DE VOTOS



BAHIA E O NORDESTE, SEGUNDO UM EX-PETISTA
Eduardo S Santiago Queiroz

O comentário sobre os Tupinambás é real; mas, não é 1/3. Talvez, agora que esse resultado nas urnas escandaliza o Brasil, convide a imprensa de "fora" a olhar melhor para este estado que hoje é possível perceber que ACM foi "fichinha"!
É preciso deixar claro que não se vê mais a campanha eleitoral! O estado terceirizado, os salários dos terceirizados sempre mantidos em atrasos e as garantias de que a coisa vai melhorar, vem do "padrinho" que sempre faz um socorro e outro conseguindo uma atividade extra... "Um bico"! E essa relação coronelística não entra nas pesquisas; mas, só para se ter noção, uma destas empresas a DELTA de maio até setembro desse ano pediu duas ou três vezes que os funcionários assinassem a rescisão, mas, durante esse período eles continuaram trabalhando como se nada tivesse acontecido - a cada dia uma novidade, em um mês, recebiam parte do salário e no outro só recebiam o vale refeição... No inicio de setembro a promessa de uma nova empresa com o contrato assinado para 30, 60 ou 90 dias; entrou mil e poucos reais na conta dos funcionários que sequer sabem a procedência, na maioria dos casos, e ficaram de receber o pagamento dia 10/10 - deu para perceber: depois do 1º turno. As datas do contrato equivalem a 1º ou 2º turno e/ou dezembro rua!
A vontade dessas pessoas esta expressa nas pesquisas, onde elas dão o voto e não se "comprometem", até porque, houve casos de eventos ligados ao governo/campanha/partido que é um misturado só, que todos eram convocados e ai de quem não pudesse comparecer! Até porque, em alguns casos tinham uma discreta lista de presença...
Digo que ACM foi fichinha porque ele até procurou trazer seus métodos para os novos tempos; lembro que ninguém imaginava mas ele chegou a ir ao célebre debate com Waldir Pires numa rede de TV - onde a câmera flagrou Waldir tremendo que mal conseguia segurar um copo de água.
Para a política coronelística do PT obter êxito, era fundamental resgatar e/ou manter vivos os herdeiros diretos do mandonismo: Sarney, Collor de Melo, eleger o filho de Renan Calheiros como governador e aqui na Bahia se apegar a Otto Alencar que vem da região de Ruy Barbosa, Cezar Borges com a região de Jequié, o Pc do B tem sua herança do "coronel Cazuzinha" lá em Caetité com o Haroldo Lima - e nessa linha um conjunto direto de políticas que constroem dependência direta do beneficiário ao benfeitor.
Temos o PRONATEC que começou a inscrição no inicio de setembro e tem duração de 3 meses, mais de R$100,00 por quinzena - sem contar a falta de credibilidade que as urnas eletrônicas trazem. Mas, não é só isso! A cooptação de setores estratégicos do movimento de luta social com cargos e benefícios para parentes e/ou amigos, quando não para as próprias "lideranças". Representantes dos professores e dos servidores do judiciário com candidaturas a deputad@s na base governista! E nesse banquete que encera o livro a Revolução dos Bichos, surgiu a campanha "NEGRO CONSCIENTE VOTA DILMA PRESIDENTE". Mesmo o PT tendo aumentado consideravelmente o numero de mortos entre os nossos jovens, e não procurado desenvolver uma política que coibisse o avanço desse genocídio, que lamentavelmente, quem hoje tem o dedo no gatilho é o Partido dos Trabalhadores... E assim, a reposta veio em polvorosa com os Tupinambás, e índio consciente votou por sua vida e por sua gente!

                *********************
Sou de Salvador e hoje moro numa cidade a 185 Km de Salvador, a cidade não tem um cinema, tem uma biblioteca pública carente, sem profissional qualificado e sem perspectiva de vida, não tem teatro, mas não faltam bares! Não sei se o amigo lembra do ICEIA - O INSTITUTO CENTRAL DE EDUCAÇÃO ISAIAS ALVES; esta prestes a fechar às portas por falta de alunos... Imagina o seguinte: o governo implodiu o COMPLEXO DA VILA OLÍMPICA,  que possuía a única piscina olímpica da capital e deixou uma geração à deriva - pois, o local virou um estacionamento para a ARENA ITAIPAVA fonte nova; e o ICEIA tem uma piscina semi-olímpica, o teatro do ICEIA é de dar pena e fazer chorar quem olha, é como se a história antes do PT tivesse que morrer e nascer uma nova. Fui do PT, sai em 94, no curso das discussões de políticas de alianças num plano fisiologista.
Hoje aos 52 anos, acabei de ser avô, sou incapaz de imaginar o que se projeta para a mocidade desse meu neto! Fui nascido e criado no bairro da liberdade e sei quanto o tráfico se beneficia desses programas assistencialistas. Há um círculo de agiotagem e muita coisa feia que enobrece o submundo.  Por esse interior tenho visto agiotas chegarem nos caixas das lotéricas com bolsas e/ou sacolas de cartões para efetuar saques.
Veja que coisa interessante: Uma escola pública hoje tem receita e despesa; mas, não tem um contador para fazer os procedimentos contábeis geralmente aceitos. Mãe, pai e/ou responsável cobra dos filh@s que vão para a escola, exige o atestado de frequência para agilizar o bolsa-família, beleza! Acontece que vivemos uma onda de consumismo e uma cultura consumista desenfreada, logo, a garotada sabendo que os pais recebem o "bolsa" pela frequência deles na escola, eles cobram em casa isso e aquilo outro dos pais... Coisas de marca! E como tais desejos são insaciáveis, eles começam a se organizar com os demais colegas na mesma situação e, nunca falta um elemento para assediá-los. Eis que esses estudantes passam a frequentar a escola só no final do semestre para pegar o atestado de renovação do programa; e agora que vem a pérola: e a escola da o atestado porque se ela enviar as faltas, o porte dela baixa e cai o salário de diretores e demais membros da cúpula, bem como, considerando que a escola recebe por cabeça de aluno, isso cai também... Deu pra pegar, é tudo pra não funcionar!
E esse cursos técnicos é muito àquela coisa do "Quanto vale ou é por Kilo?" sabemos que a matemática e a física são as chaves de acesso à tecnologia; acontece que cada vez que passa estão formando menos estudantes nessas disciplinas e os que formam logo são absorvidos por propostas bem melhores que ensinar numa escola pública, inclusive, em termos de condições de trabalho...
Não sou pessimista; mas, vejo os programas assistencialistas do governo como os prédios em bairros populares: os pais tem a casa, depois a medida que os filhos vão casando e/ou tendo filhos, vão construindo em cima e passando a morar ali... E assim sucessivamente. Quando a presidente Dilma vai para a TV em propaganda eleitoral cobrar o prato de comida que deu a cada família, não tem pesquisa que reflita isso! Pelo menos nos moldes que estão captando as informações, nunca terão respostas que reflitam a realidade. Pois, acredito que as primeiras famílias beneficiadas do programa, hoje devem estar em sua segunda e se facilitar partindo para a sua terceira geração de benefícios! Os programas não avançaram e publicamente, não sabemos se houve uma autoavaliação...
Mas, é isso! A luta continua... E é conversando e procurando discutir com essa garotada nas escolas que vou mantendo meu bom humor e alimentando a minha perspectiva de dias melhores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário