sexta-feira, 4 de maio de 2012

ADMIRÁVEL MUNDO NOVO e 1984


ADMIRÁVEL MUNDO NOVO e 1984
         Theodiano Bastos

“Que adoráveis criaturas aqui estão!
Como é belo o gênero humano!
Ó ADMIRÁVEL MUNDO NOVO
Que possui gene assim!”
William Shakespeare, em “A Tempestade”, Ato V  

Considero o romance de ficção científica, de Aldous Huxley, o livro mais profético e inesquecível de todos os tempos, onde o autor alerta: “Levada às últimas conseqüências, a tecnologia cria, para o homem, um paraíso artificial e perfeito, um mundo em que não há pobreza nem velhice”.
“Crianças são geradas em laboratórios e especialmente treinadas para desempenhar futuras funções no meio social. Mas é um mundo em que foi abolida a família, onde na há lugar para os sentimentos e no qual a extrema liberdade sexual não deixa lugar para o amor”. “Comunidade, Identidade, Estabilidade”. Esse é o lema de uma comunidade constituída por seres humanos gerados em laboratórios e divididos em castas”. Uma sociedade artificial, em que as pessoas são condicionadas para amarem o destino social do qual não podem escapara”,  descrevia o autor, nos dando uma trágica, profética e aterradora visão do mundo, de uma civilização escravizada pela tecnologia.
O livro é uma crítica vigosa do autor à humanidade fascinada pela tecnologia e obcecada pelo automatismo sem limites.

Aldoux Huxley nasceu em 1894 em Godalming, Inglaterra. Por causa de uma enfermidade enxergava pouco, por isso era tímido e introvertido.
Escreveu “Admirável Mundo Novo” em 1932. Quem ainda não leu, deve ler esse livro profético, que é mais que uma fantasia, mas uma sátira cáustica, na qual o autor imagina um estado futuro da sociedade, descrevendo-a minuciosamente.
Fonte: 4ª edição do livro publicado pela editora Edibolso” – Editora Globo S/A

“1984” DE GEORGE ORWELL
“1984” é outro livro extraordinários que todos devem ler. Em 1948, o também inglês George Orwell escreveu um livro também profético intitulado “1984” .
É uma história que se passa no futuro, em 1984. Disfarçada de democracia, a “Oceania vive um totalitarismo disfarçado de democracia desde que o IngSoc, o partido, chegou ao poder sob a liderança onipresente do Grande Irmão (Big Brother), que criou o Ministério da Verdade.

O Partido exercia total vigilância sobre os cidadãos. Se alguém pensasse diferente, cometia o crime de “crimeideia” (crime de idéia na “Novilígua” e fatalmente seria capturado pela Polícia do Pensamento e era vaporizado. Desaparecia, pois todos eram vigiados pelas “teletelas”.
Os vizinhos e os próprios filhos eram incentivados a denunciar à Polícia do Pensamento quem cometesse o crime de “crimeideia”que profecia...

Todos tinham de ligar os aparelhos de televisão para assistir o programa “Dois minutos de ódio” para assistirem a propagando enaltecendo as conquistas do Grande Irmão e, principalmente, direcionar o ódio contido contra os inimigos (toteísmo) usado amplamente pelo ser humano: “Odeie o seu inimigo e se identifique com o seu semelhante”.
As casas eram cheias de câmeras (teletelas) vigiando cada passo dos moradores e ai de quem não ligasse a televisão para assistir ao programa!
O livro 1984 serviu de inspiração para que as emissoras de televisão criassem programas semelhantes ao “Big Brother Brasil”...

George Orwell, pseudônimo de Eric Arthur Blair, nasceu em 25/06/1903, em Bengala (Índia), filho de um funcionário britânico e uma francesa.
Fonte: Editora Companhia das Letras

Nenhum comentário:

Postar um comentário