quarta-feira, 2 de outubro de 2024

PAÍSES MAIS INTELIGENTES DO MUNDO




PAÍSES MAIS INTELIGENTES DO MUNDO

Por THEODIANO BASTOS

O nível de QI (Quociente de Inteligência) é frequentemente usado como uma medida para avaliar as capacidades cognitivas de uma população. Alguns países se destacam globalmente por apresentar médias de QI mais elevadas, refletindo investimentos em educação, cultura e outros fatores que influenciam o desenvolvimento intelectual. A Ásia domina o topo da lista, com países como Japão, Taiwan e Singapura ocupando as três primeiras posições. A fonte é esta lista, que compila dados entre 2010 e 2019.

O Japão lidera o ranking com uma média de 106,48, seguido de perto por Taiwan (106,47) e Singapura (105,89). Esses países são conhecidos por seus sistemas educacionais rigorosos e cultura de valorização do conhecimento. Hong Kong e China completam o top 5, destacando a supremacia asiática nesta métrica. Fora da Ásia, a Europa também se destaca com nações como Bielorrússia, Finlândia e Liechtenstein, que apresentam médias de QI acima de 101.

Albert Einstein tinha um QI entre 160 e 180

  • Japão, com 106,48
  • Taiwan, com 106,47
  • Singapura, com 105,89
  • Hong Kong, com 105,37
  • China, com 104,1
  • Coreia do Sul, com 102,35
  • Bielorrússia, com 101,6
  • Finlândia, com 101,2
  • Liechtenstein, com 101,07
  • Coreia do Sul 101
  • Alemanha, com 100,74 
  • Coreia do Norte 100
  • Israel 92
  • Rússia 96
  • Estados Unidos 97
  • Reino Unido 99
  • Canadá 99,52
  • Coreia do Norte 100
  • Suécia 98
  • França, 96
  • Índia 81

        O Brasil, por sua vez, tem um QI médio de 87. 

SAIBA MAIS EM: - https://www.jorn.com.br/rankings-top/paises-com-maior-e-com-menor-qi-do-mundo/#google_vignette - https://www.google.com/search?sca_esv=4997d9601951f80e&sca_upv=1&sxsrf=ADLYWIIiQyuE0La0VVflISaHlCxSD8S9PA:1727862452558&q=Ranking+de+QI+no+mundo&sa=X&ved=2ahUKEwjAidKdte-IAxXxLrkGHa7zMqQQ1QJ6BAg_EAE&biw=1366&bih=607&dpr=1 E https://www.dadosmundiais.com/qi-por-pais.php


terça-feira, 1 de outubro de 2024

PÉROLAS DESPERDIÇADAS, O BRASIL TEM DE MAIS DE 2,6 MILHÕES DE SUPERDOTADOS

 

Por THEODIANO BASTOS

A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirma que 5% da população mundial tem algum tipo de superdotação ou alta habilidade. No entanto, o número de pessoas superdotadas no Brasil é subnotificado, pois a contagem se restringe ao ambiente escolar.

Dia Mundial da Superdotação: Brasil ultrapassa 2,6 mil pessoas superinteligentes, diz pesquisa

Data é celebrada nesta quinta-feira (10); São Paulo lidera ranking de estados com maior número de superdotados, DF aparece na 5ª posição. Conheça cinco sinais de superinteligência.

'Superdotação não é só inteligência': entenda o que são altas habilidades e quais as dificuldades enfrentadas por quem tem a condição

Especialistas e famílias de crianças superdotadas relatam despreparo e incompreensão do sistema educacional. No DF, alunos com altas habilidades são atendidos nas 'Salas de Recursos'; Secretaria de Educação diz que 'tem envidado todos os esforços possíveis' para suprir demanda. 
Nesta quinta-feira (10), é comemorado o Dia Mundial da Superdotação. No Brasil, há 2.621 pessoas superinteligentes identificadas em território nacional e mais outros 31 no exterior.

O estado de São Paulo lidera o ranking de estados com maior número de superdotados, com 1.226 brasileiros. Em seguida estão Rio de Janeiro, com 298 pessoas, Minas Gerais, com 209, e Paraná, com 193. O Distrito Federal aparece na 5ª posição, com 177 

O QI médio no Brasil é 83, a Mensa Brasil, não informa na relação abaixo, mas a Alemanha tem um QI média de 100, Os Estados Unidos, 98, França 98 e Canadá 97

1 Singapura

                                   108

2

Hong Kong

108

3

Taiwan

106

4

Coreia do Sul

106

5

Japão

105

6

China

104

7

Suiça

102

8

Países Baixos

102

9

Coreia do Norte

102

10

Macau

101

Os dados são Associação Mensa Brasil, entidade que reúne pessoas com altas capacidades intelectuais. De acordo com a entidade, há cinco sinais de superinteligência:

1.  🧠 Raciocínio rápido para resolver problemas;

2.  🧠 Boa memória de longo prazo: capta as informações e as recupera com facilidade quando necessário (lembra-se de nomes ou rostos de pessoas que não vê há muito tempo, datas históricas, imagens e números etc);

3.  🧠 Boa memória operacional: capta e processa diferentes tipos de informações ao mesmo tempo;

4.  🧠 Consegue diferenciar sons e visualizar detalhes em imagens com muita facilidade;

5.  🧠 Rápida curva de aprendizado: habilidades avançadas para a sua idade cronológica (crianças que aprendem a ler aos 3 anos ou antes ou que conseguem compor uma música sem nunca ter estudado para isso, por exemplo).

O Ministério da Educação (MEC) tem ações para atender alunos com altas habilidades ou superdotação: O MEC disponibiliza um material gratuito com orientações para professores e famílias, elaborado por especialistas no assunto. A LDB prevê a criação de um cadastro nacional de alunos com altas habilidades ou superdotação, para fomentar políticas públicas de desenvolvimento das suas potencialidades. 

O MEC se comprometeu a romper com a invisibilidade histórica desse público nas políticas de educação. 

O MEC também tem a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, que enfatiza a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais. 

A escola deve trabalhar as potencialidades dos alunos com altas habilidades ou superdotação, para que não percam o interesse em apresentar seus talentos. Para isso, é necessário identificar os alunos, o que exige planejamento, observação e estrutura. 

Para identificar se uma criança tem altas habilidades ou superdotação, é possível procurar um psicólogo especializado em avaliação psicológica infantil. 

Alunos com altas habilidades/ superdotação - MEC

É tarefa da escola trabalhar tais potencialidades para que não haja perda de interesse da criança em continuar a apresentar seus t...

A atuação do MEC/SEESP na implantação da política de educação especial tem se baseado na identificação de oportunidades, no estímulo às iniciativas, na geração de alternativas e no apoio aos sistemas de ensino que encaminham para o melhor atendimento educacional do aluno com altas habilidades/superdotação.
Altas habilidade/superdotação: encorajando potenciais

http://portal.mec.gov.br › seesp › pdf › altashab1

SAIBA MAIS EM: https://g1.globo.com/df/distrito-federal/noticia/2023/08/10/dia-mundial-da- https://pt.wwiqtest.com/?gad_source=1&gclid=Cj0KCQjwu- 63BhC9ARIsAMMTLXTSoLAxqEqEA6NC2hz8reH9sNBz3IfWxMQYzwX_1ZtuIGs1DmhEliUaAk4bEALw_wcB E superdotacao-brasil-ultrapassa-26-mil-pessoas-superinteligentes-diz-pesquisa.ghtml

INCONSCIENTE E MENTE, MISTÉRIOS DO CÉREBRO




 Por THEODIANO BASTOS

O inconsciente é a maior parte que constitui o aparelho psíquico, nele estão contidas as nossas lembranças e memórias que não estão ao alcance da consciência. Os processos mentais que surgem do inconsciente emergem sem a nossa percepção consciente da realidade.

Na psicanálise, uma metáfora que é utilizada para ilustrar a definição do inconsciente é a imagem do iceberg. A parte visível do iceberg, que revela apenas uma pequena parte de sua dimensão, seria o consciente. A parte do iceberg que se encontra submersa na água seria o inconsciente.

Por meio dessa analogia, podemos entender que o consciente é uma pequena parte que temos acesso pela realidade, enquanto o inconsciente é a parte insondável, que está depositada nas profundezas da mente.

Tudo aquilo que é apreensível com mais facilidade está visível, mas é apenas uma pequena parte da totalidade da mente humana. Esse é o plano do consciente. Para entender mais a respeito da definição da consciência, acesse o artigo sobre o que é o consciente na psicanálise.

Aquilo que não está nitidamente acessível a nossa compreensão e compõe um conjunto de processos psíquicos misteriosos está no plano do inconsciente. Por isso, ele é representado pela parte submersa do iceberg. Trata-se de tudo aquilo que é mais profundo e não está acessível ao campo da consciência.

É no inconsciente que estão os nossos atos falhos, desejos, memórias reprimidas e sentimentos que foram renegados da consciência por serem dolorosos demais e difíceis de se ter acesso por meio da razão.

A definição de inconsciente na psicanálise pode variar de acordo com a visão da linha de cada psicanalista. Para a psicanálise freudiana, o inconsciente é uma parte da mente que não está acessível para a consciência.

Trata-se de um depósito de conteúdos que se encontram fora da consciência. Segundo a perspectiva freudiana, o inconsciente atua como um repressor de conteúdos que são impedidos de ter acesso ao plano do consciente.

JÁ A MENTE, O QUE É?

A psicologia é o estudo científico da mente e do comportamento. 

A mente é o conjunto de faculdades que são responsáveis pelos fenômenos mentais, como a sensação, o pensamento, a imaginação, a memória e a vontade. A mente também pode ser definida como a qualidade de um sujeito vivo que responde espontaneamente ao seu ambiente.

A mente funciona quando se tem sensações, se entende o que se sente e se pensa sobre o que se sente. Ela ajuda a acumular informações que o cérebro processa para tornar a vida possível. 

A mente pode ser dividida em três partes: consciente, inconsciente e subconsciente:

  • Consciente: É a parte do pensamento que as pessoas estão cientes e que pode ser alterada.
  • Inconsciente: Organiza as informações no cérebro, como um grande cômodo com gavetas cheias de dados.
  • Subconsciente: Detecta padrões e percebe que uma situação já aconteceu antes. 

SAIBA MAIS EM: https://www.youtube.com/watch?v=jW-sFuBwEAo - https://www.ecycle.com.br/mente/ E https://ibrapsi.com.br/a-psicanalise-e-o-inconsciente/