domingo, 3 de dezembro de 2017

2018: CENÁRIO INDEFINIDO: FATOR LULA



Segundo Josias de Souza em seu blog de 07/12/17:

"Lula, como se sabe, é o político mais honesto que Lula conhece. Mas a Polícia Federal, o Ministério Público Federal e o Judiciário colocaram em dúvida sua honestidade. Correm contra o pajé do PT nove processos criminais."


A IDOLATRIA DO CHEFE

O PT não é um partido político convencional; é uma espécie de seita, de confraria, a meio caminho entre organização uma sectária e a corporação religiosa, com fanáticos militantes, devotos fervorosos de Lula; que o idolatra e o têm como um semideus, dotado de dimensão divina. Os militantes têm o sentido de pertencente. (pertencimento), e todos pagam dízimo e a fidelidade partidária está acima dos princípios e da própria consciência e é a virtude mais valorizada no PT.

Os militantes do PT veneram Lula com a mesma intensidade dos fascistas italianos com Mussolini.

E, segundo Fernando Gabeira, “o sonho do PT é o modelo chinês: autoritarismo político e liberalismo econômico”.

Ricardo Noblat: O fator Lula

Vivo ou morto, preso ou solto, candidato ou não, Lula será o protagonista da próxima eleição presidencial. 


Josias de Souza em seu blog  (https://josiasdesouza.blogosfera.uol.com.br/ ) lembra:

‘Efeito toga’ tornou-se principal variável de 2018

Hoje, Lula continua na liderança. Oscila entre 34% e 37%, dependendo do cenário. Bolsonaro isolou-se na vice-liderança, obtendo entre 17% e 19% das intenções de voto. O problema é que não são negligenciáveis as chances de Lula, já condenado a nove anos e meio de cadeia, se tornar um ficha suja. Retirando-se o pajé petista do páreo, a taxa de entrevistados que preferem votar em branco ou nulo praticamente dobra, chegando a 30%. Abre-se uma disputa pelo espólio eleitoral de Lula. Candidatos que têm a aparência de cartas fora do baralho entrariam no jogo.
1) para quem desceu a rampa do Planalto cavalgando uma popularidade de 84%, os 37% de intenção de votos detectados pelo Datafolha revelam que a divindade do PT também está sujeita à condição humana; 2) Para que as urnas confirmem o favoritismo de Lula, o Poder Judiciário terá de contrair a mesma febre que transforma parte da memória de Gleisi em vapor.

 Os “números que importam no Datafolha (Instituto ouviu 2.765 eleitores entre 29 e 30 de novembro.)

Helio Gurovitz, do G1, chama a atenção no Twitter para os “números que importam no Datafolha”:
“46% não sabem em quem votar e 19% dizem ‘ninguém’.
Na espontânea, tanto Lula quanto Bolsonaro têm bem menos que esses 65% (17% e 11%, respectivamente). Bom lembrar: eleição não é hoje, mas em outubro de 2018.”
Em resumo: o cenário está absolutamente indefinido.

5 comentários:

  1. Bom mapa de previsão.
    O cenário final será determinado pela exclusão de Lula da disputa.
    Vale esperar os desdobramentos da ação punitiva do ex-presidente.
    Entendo que somente no segundo trimestre do ano que vem os nomes
    dos candidatos serão finalmente colocados. Bolsonaro, capitaneando
    a direita radical e muitos descontentes com a situação, será nome certo.
    Marina? Meirelles? Álvaro Dias? Alkmin?

    Diz Rubens Pontes, Capim Brabco/MG, por e-mail

    ResponderExcluir
  2. Diz Gelcílio Coutinho Barros. por e-mail:

    A observação do Gurovitz é muito interessante. Em meu meio não tenho encontrado eleitores de Lula. Por não terem ainda uma definição de candidatos melhores dos que até agora se apresentaram, numerosos estão disposto a anular o voto na esperança de que, se nenhum candidato alcançar maioria, a eleição seria anulada. Essa anulação é mito ou a lei existe?
    Abr. Gelcilio

    ResponderExcluir
  3. ba.gov.br Ass...
    Dia Heitor Carvalho, Belo Horizonte/MG, por e-mail:

    Há algumas 'estratégias" que não mudam ... como dois e dois são quatro. Mas dois pontos são fundamentais em toda estratégia, e são "escolher o inimigo" e agir no tempo certo.

    O marketing político "atual" tem como critério o "custo marginal de um voto", ou seja, quanto custa "mais um voto adicional". Toma=se este valor e multiplica-se por metade dos eleitores mais um. Isto dá o teto de gastos da campanha. Há décadas que ninguém gasta dinheiro para obter sessenta, setenta ou mais votos ... "não ´e necessário". Após esta conta vai-se atrás de financiadores e se fazem os compromissos de "pagar a fatura depois em forma de leis, benefícios fiscais, etc" Se serão cumpridos depois de eleitos será outra história dependendo do poder de fogo de quem financiou ...Aqui e ali andam aparecendo os truques para encontrar laranjas e biombos para"despistar os reais financiadores...

    A decisão sobre Lula já está tomada e no cronograma mas a imprensa continua fazendo drama para despistar o que vem sendo feito meio por detrás dos panos...

    A questão do cronograma está sendo ostensivamente embaraçada. Por exemplo, a reforma da presidència... até as pedras da Serra do Curral sabem que não há prazo para votar em 2017[ [calendário gregoriano!]. Seriam necessárias duas votações na câmara e duas no senado. Mas as manchetes dizem que as reuniões de Temer são para tratar dela...Claro que nada tem a ver com o calendário de desincompatibilização dos ministros se quiserem ser candidatos e cujo prazo é fevereiro. E quem será o substituto que deverá ser mais ou menos um mordomo continuando as políticas e decisṍes dos atuais ocupantes..... ou não!

    O que realmente deve estar ocorrendo em todos os níveis é a antecipação do que será feito em 2018 e... no mandato seguinte.

    Por exemplo, em Belo Horizonte, todo cronograma e ações referentes ao "Vetor Norte" foram postergadas para daqui a cinco ano... ou seja, fica o dito pelo não dito. Claro que aparecem desmentidos na imprensa e afirmações reiteradas de que os compromissos serão cumpridos e apenas se trata de uma contingência temporária de um atraso...

    A "falecida velhinha de Taubauté" acreditaria em tudo isto"

    ResponderExcluir
  4. Diz Ateliê Kleber Galvêas, Vila Velha/ES, por e-mail:

    Parabéns! Ótima síntese.Abraço, Kleber

    ResponderExcluir
  5. Laerte de Souza Gomes, Nanuqeue/MG diz por e-mail:

    É vero! ... Situação muito ca[ótica e impresivível! ... Muita água vai passar por baixo da Ponte do Rio Mucuri! ... E as aguas do Rio correm e seguem pra o mar! ... Quem será " contemplado" , eu é que não queria estar na pele dele! ... Um emaranhado, um caos verdadeiro! ... LADROEIRA E CORRUPÇÃO! ... DEGENERAÇÃO DOS BONS COSTUMES! ... INVERSÃO DE VALORES! ... FALTA DE ÉTICA E RESPEITO AO SEMELHANTE! ... ENFIM, UM MAR DE LAMA! ... SÓ DEUS! ... QUEM VIVER VERÁ! ... NAMASTÊ! ... SAUDO-TE MEU BOM AMIGO E COMPANHEIRO, THEODIANO BASTOS, COM ARDENTES VOTOS ESPERANÇA, SAÚDE E PAZ! ... COM ADMIRAÇÃO, APREÇO E ALTA ESTIMA, O AMIGO, LAERTE.'.

    ResponderExcluir