segunda-feira, 23 de setembro de 2013

MINHA CASA, MINHA VIDA: A BOLHA VAI ESTOURAR




INADIMPLÊNCIA JÁ CHEGA A 20%
MINHA CASA, MINHA VIDA: A BOLHA VAI ESTOURAR


A revista VEJA (25/09/13) precisou entrar com recurso junto à Controladoria-Geral da União, após tentar e não conseguir os dados junto a CEF por meio da Lei de Acesso à Informação que havia sido negado por duas vezes.                                              E aí descobriu porque dificultavam as informações sobre o grau de inadimplência no programa Minha Casa Minha Vida.

O programa já consumiu 134,5 bilhões de reais e 20% estão inadimplentes...

O rombo no programa habitacional dos participantes com renda mensal mais baixa, de até 1.600 reais, categoria de renda mais baixa, o atraso nos pagamentos é dez vezes maior que média dos financiamentos imobiliários do Brasil e 4% superior até ao dos créditos podres que provocaram a crise nos EUA em 2007, quando chegou ao patamar de 16% de atrasos, detonando o gatilho da crise que desencadeou a pior recessão desde o fim da II Guerra Mundial, e se alastrou pelo mundo.

Programa de cunho eleitoreiro, “cinco de seis moradores ouvidos por Veja em dois conjuntos habitacionais do Minha Casa Minha Vida em São Paulo contaram que não tiverem nenhuma dificuldade para ser aceitos pelo programa, ainda que não tivessem emprego fixo e não pudessem apresentar comprovante de renda”. Bastava apresentar uma “estimativa” de renda e com base nessa informação foi fixada em 10% desse valor declarado. Todos estão inadimplentes há pelo menos três meses. Em Feira de Santana/BA, se tem notícias de inadimplência acima de 50%, muitos até já passaram adiante o imóvel...

Mas os beneficiários inadimplentes do programa não correm o risco de perder o imóvel, pois o governo, às véspera das eleições de 2014, não entra com a reintegração de posse.

O resultado desta estratégia é mais inadimplência, pois se quem está com atraso não é importunado pela Caixa Econômica Federal isso vira incentivo para que outros também deixem de pagar.


Os atrasos nessa faixa já chega a 2 bilhões de reais, o equivalente a tudo que o governo repassou para as universidades federais no anos passado.

Mas mesmo assim, usando os mesmos critérios, a CEF já liberou 1 bilhão de reais para o programa Minha Casa Melhor, uma linha de crédito de até 5.000 reais para compra de móveis e eletrodomésticos.


ESSA BOLHA VAI ESTOURAR!





4 comentários:

  1. Laerte de Souza Gomes




    Laerte de Souza Gomes, Nanuque/MG, disse por e-mail:
    Seja o que Deus quiser! ... Quem viver verá! ... Abraços! ...

    ResponderExcluir
  2. jose fae








    Meu amigo,
    José Faé, disse por e-mail:
    Se prepara para ver o que vai acontecer com o Cartão MINHA CASA MELHOR.
    atenciosamente.

    ResponderExcluir
  3. Diz Guilherme Peroni, Vitória/ES, por e-mail:

    Nobre Amigo Theodiano Bastos
    Tenho lido todos os e-mail que tens me enviado, mas este chamou mais minha atenção por se tratar de um assunto de relevante importância para minha profissão e que ainda não tinha conhecimento
    Meus agradecimentos ...
    SDS.'.
    Guilherme Peroni

    ResponderExcluir
  4. Maria Neri Bastos, Vitória/ES, diz por e-mail:

    É mais uma prova da incompetência desse governo.

    ResponderExcluir