domingo, 11 de julho de 2010

BRUNO, ELIZA E O DINHEIRO

THEODIANO BASTOS

Bruno e Eliza, ambos com 25 anos e criados em famílias desestruturadas. Bruno Fernandes, ídolo e capitão do Flamengo foi abandonado pelos pais com três meses e criado pela avó. De má índole, ligações com gente perigosíssima, saiu direto do CEU PARA O INFERNO. A Eliza foi abandonada pela mãe aos três meses, autêntica “maria chuteira”, mulheres que assediam jogadores famosos de olho na grana e ela era presença constante em festas orgiásticas de jogadores de futebol e até estrelou um filme pornô de nome impublicável e presença constante em orgias e para melhorar de vida quis aplicar o golpe da barriga. “Vou ficar com aquela” disse Bruno para o colega do Flamengo, também goleiro, que promovia a festa que “era uma orgia só” e que “esse tipo de festa é comum no nosso meio”, disse ainda. A camisinha rompeu, disse ele ou foi rompida com a unha? Eliza fica grávida e diz que foi nessa relação. Sem teste para comprovar a paternidade, ela vai logo aos jornais no Rio e põe na internet sua foto com barriga e afirma que o pai da criança é o Bruno e entra na justiça pedindo mundos e fundos.
E passa a telefonar constantemente para o Bruno, em assédio insuportável. (a tragédia faz lembrar o filme “Atração Fatal”) e tudo isso enfurece o Bruno, pois não desejava assumir a paternidade, porque é casado e tem duas filhas. E a tragédia se delineia porque o Bruno tem má índole e ligações com pessoas da maior periculosidade, conforme se viu. A senha do computador de Eliza era “amor e ódio”... onde estava registrado e-mail falando que o Bruno “estava cutucando a onça com vara curta” e ameaçava promover um barraco no hotel.
Não sabia ela que estava mexendo com um psicopata da maior periculosidade. (O PSICOPATA ENTENDE INTELECTUALMENTE A DIFERENÇA ENTRE O BEM E O MAL, MAS É DESPROVIDO DE PIEDADE, EMPATIA, REMORÇO, EMOÇÕES QUE ESTÃO NA BASE DO SENSO MORAL DAS PESSOAS. INDIVÍDUOS E ASSIM SÃO IRRECUPERÁVEIS). Mulher em inglês é womam (UU = desgraça e MAM = homem); mulher: desgraça do homem, se escolher mal e muitas mulheres se lamentam: “arruinei minha vida ao me juntar a esse homem”.
Bruno é ídolo e capitão do Flamengo, com salário mensal de R$ 200 mil, fora gratificações e já com grande patrimônio e propostas de grandes times da Itália e todos vimos o Maracanã lotado, gritando: Bruno, Bruno, Bruno, quando o Flamengo foi Campeão brasileiro de 2009 ("eu sou o máximo", se convence...) e hoje está preso com roupa de presidiário, como suspeito de um crime hediondo como também está presa a sua esposa Dayane, casada com Bruno há 11 anos e mãe de duas filhas, (tem o nome do marido tatuado no braço), vendo que seu casamento estava ameaçado, entra no jogo ao lado do marido. E a Eliza foi morta de forma cruel, um crime hediondo. É uma pena o final de uma carreira tão brilhante. No fundo, no fundo, estava por trás da tragédia o dinheiro e uma paternidade indesejada.
“O instinto da morte é um fenômeno maligno que cresce e predomina na medida em que Eros (o amor) não desabrocha”; e Erich Fromm que continua: “O caráter da criança é modelado pelo de seus pais, pois se desenvolve como réplica deste e tanto Bruno como Eliza foram criados em famílias desestruturadas.

SOBRE O DINHEIRO, diz Shakespeare: “Ó tu, amado regicida, caro divorciador da mútua afeição do filho e do pai; brilhante corruptor dos mais puros leitos do
Himeneu! Valente Marte! Sempre viçoso, amado galanteador, cujo brilho faz derreter a virginal neve do colo de Diana... Ó tu, pedra de toque dos corações; tratas os homens, teus escravos, como rebeldes, e, pela tua virtude, arremessa-os a todos em discórdias devoradoras, a fim de que as feras possam ter o mundo por império”
Perdidos de sua identidade, jogadores se alienam em personalidades forjadas e vivem a ilusão de que tudo podem para dominar a angústia causada pelo sucesso. A saída da pobreza e do anonimato para a riqueza e a fama, subitamente, gera uma forte crise de identidade: Quer alguma coisa, compra; quer um amor, toma; quer ter razão, impõe. "Usam o dinheiro para conseguir tudo o que querem, não precisam fazer nada." E Esse sentimento de quebra de fronteiras às vezes acaba em tragédia, como é o caso Bruno. "A linha que une todos os casos de escândalos envolvendo celebridades do esporte, no mundo inteiro, é uma pseudo-idealização que esses atletas têm de si mesmos". Seja onde for, vida é sempre vida; está dentro de nós e não fora de nós, lembra Dostoievski em “Crime e Castigo”.
Mas o que leva um ser humano a cometer crimes bárbaros, verdadeiras monstruosidades? Ausência de Deus, obra de Satanás? Tentando entender essa terrível tragédia humana, procuramos explicações e alguma luz na psicologia analítica, como na magistral obra de Erich Fromm: “O Coração do Homem e seu Gênio para o Bem e para o Mal”.
A sombra, o segundo eu de todos nós, nossos impulsos autodestrutivos.A terrível luta interna entre o bem e o mal, entre a luz (Yang) e as trevas (Yin). E todos nós temos a sombra, mas muitos têm medo de admiti-la. É nossa vida secreta, a parte primitiva de todos nós que reside o perigo. Nosso lado sombrio: Divino e demoníaco, sagrado e profano, o santo e o pecador. Essas porções convivem melhor quando reconhecemos sua existência. Jung sempre advertiu: “Junto todos os inimigos que você possa ter e nada se compara ao inimigo que se tem dentro de nós”. Mas infelizmente temos a tendência de negar esse lado sombrio e quanto mais ignoramos o lado sombrio, mais perigoso ele fica. Devemos nos conhecer para aprendermos a nos defender de nós mesmos. O Bruno se destruiu e a Eliza foi a espoleta que fez detonar e emergir das profundezas do inconsciente do Bruno o que nele havia de mais tenebroso e monstruoso, ao tentar aplicar o golpe da barriga e tentar tirar-lhe parte de seu dinheiro, “para melhorar de vida”.
O livro “O TRIUNDO DAS IDEIAS”, publicado pelo autor deste texto, tem como tema o lado sombrio de todos nós. Está esgotado e só se encontra no WWW.ESTANTEVIRTUAL.COM.BR

O texto está na Internet no Blog OFICINA DE IDÉIAS – (O Blog do Thede): theodianobastos.blogspot.com e theodianobastos.blog.terra.com.br
Theodiano Bastos é escritor, autor dos livros: O Triunfo das Idéias, A Procura do Destino e coletâneas publicadas pela UFES/CEPA e é idealizador e presidente da ONG CEPA – Círculo de Estudo, Pensamento e Ação, em Vitória – ES www.proex.ufes.br/cepa

4 comentários:

  1. Parabéns pelo artigo no blog. Vou ajudar a divulgar.
    Roberto Beling

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o artigo. É de fato uma mistura explosiva: dinheiro, fama, mulheres, drogas, etc...
    Como você afirma temos dois "eus" dentro de nós, e ouvi também que se esses "eus" são como dois cães famintos, um ficará raquítico outro crescerá, para qual dará alimento?
    Abração e fique com Deus.
    Ivan Bráulio

    ResponderExcluir
  3. Shakespeare foi bem citado. O drama vivido por Bruno é uma tragedia que poderia ter como palco a Inglaterra do Seculo XIV/XV.
    Você se lembra de A Comedia dos Erros":

    - A mancha do adulterio em mim se alastra. Trago no sangue o crime da luxuria, pois se ambos somos um, e prevaricas, na carne trago todo o seu veneno, por teu contagio me tornando impura.

    Pois, amigo Thede, sua leitura do episodio está toda contida ai.

    Parabens, abraços,
    Rubens Pontes

    ResponderExcluir
  4. Olá Thede,
    Gostei muito das suas considerações sobre
    este caso...
    Abços p/ família,
    Kadja

    ResponderExcluir