“Falta o eleitor pôr o voto na urna”, diz Carlos Augusto
Montenegro. Ele presidiu o extinto Ibope por décadas e é tido, ao lado de
Marcos Coimbra, do Instituto Vox Populi, como o maior especialista em pesquisas
eleitorais do país. Lula será o vencedor, segundo ambos
Segundo o colunista Ancelmo
Gois, do jornal O Globo, o ex-presidente do Ibope, Carlos Augusto Montenegro,
de 68 anos, disse que a eleição presidencial poderia ser hoje. “A campanha
demorou quase dois anos. Mas acabou. Falta o eleitor pôr o voto na urna”, afirma.
O que Ancelmo não conta é que Montenegro está se referindo a uma
vitória do ex-presidente Lula (PT). O ex-presidente lidera todas as pesquisas
há mais de um ano, de maneira sólida
A afirmação de Montenegro e a avaliação de Coimbra
partem da mesma constatação: Lula mantém-se, desde junho de 2021, ao redor dos
45% das intenções de voto. “Não há precedente para essa estabilidade com um
número tão alto na história das eleições no Brasil”, diz Coimbra. Ele registra
que a referência para suas avaliações são as pesquisas eleitorais presenciais,
“pois as telefônicas não conseguem alcançar o eleitorado mais pobre e, com
isso, apresentaram ao longo de mais de um ano números inferiores para Lula”.
De fato, na última pesquisa Datafolha, realizada entre os dias
30 de agosto e 1º de setembro, Lula aparece com 45% das intenções de voto,
enquanto Bolsonaro está estagnado em 32%. Na última pesquisa do Ipec, divulgada
pouco antes e com campo entre 26 e 28 de agosto, Lula tem 44% e Bolsonaro os
mesmos 32%.
Montenegro não pode ser acusado
de petista ou lulista. Em 2018, três dias antes do segundo turno entre Jair
Bolsonaro e Fernando Haddad, ele previu: “só um tsunami
tira Bolsonaro da presidência”. Acertou. Bolsonaro foi eleito com 55% dos
votos contra 45% de Haddad no segundo turno.
O Ipec é o sucessor do antigo Ibope, que deixou de existir em 2020. O
Ibope Inteligência, anteriormente conhecido como Instituto Brasileiro de
Opinião Pública e Estatística ou Ibope, foi fundado e administrado pela família
Montenegro ao longo de quase oito décadas de existência, a partir de 1942.
Carlos Augusto presidiu a empresa por quase 40 anos. Em 2014, teve a divisão de
pesquisa de mídia adquirida pelo grupo Kantar, formando a Kantar Ibope Media.
Como consequência, mudou seu nome. De "Ibope” passou a se chamar
"Ibope Inteligência", com o intuito de diferenciar as duas empresas,
até que em 2021 a empresa deixou de existir, com seus executivos, ao lado de
Montenegro, fundando o Ipec. A presidenta do Ipec, Márcia Cavallari Nunes, foi
diretora executiva da área de pesquisas de opinião do Ibope por 18 anos. https://revistaforum.com.br/politica/2022/9/4/ex-presidente-do-ibope-concorda-com-marcos-coimbra-eleio-presidencial-esta-decidida-122707.html