terça-feira, 23 de setembro de 2025

REATIVAÇÃO DA FERROVIA BAHIA MINAS (EF 340)

 

                                 Por THEODIANO BASTOS

A iniciativa já possui Licença Prévia das autoridades da Bahia e está em processo de obtenção da Licença de Instalação, com apoio do Governo de Minas GeraisIbama e Infra S.A.

Com previsão de entrada em operação em 2029, as iniciativas representam um marco de integração para o Norte de Minas Gerais, Norte do Espírito Santo e Sul da Bahia, regiões historicamente carentes de infraestrutura 

Parece que a execução do projeto vai começar. Já encomendaram 350 vagões e 30 locomotivas. Projeto de 14 bilhões

A ferrovia com bitola larga, tem como principal objetivo o transporte do Lítio da reserva do Jequitinhonha refere-se a uma região no nordeste de Minas Gerais, especialmente nas cidades de Itinga e Araçuaí, onde se concentram as maiores reservas de lítio do Brasil, um mineral crucial para a produção de baterias de carros elétricos e para a transição

A ferrovia terá ramais para Teixeira de Freitas e Itabatã, Mucuri para a Suzano indústria de Celulose e porto seco em Teófilo Otoni   

A revitalização do Porto de Caravelas, no Sul da Bahia, e a reativação da Estrada de Ferro EF340 (Bahia-Minas) prometem transformar a infraestrutura logística da região, impulsionando a economia local e regional. O projeto, liderado pela Multi Modal Caravelas MTC SA, prevê um investimento em diversas frentes, incluindo a operação do Aeroporto de Caravelas, a integração ferroviária e a criação de um centro logístico. 

O projeto do Porto de Caravelas   

Inicialmente o Porto de Caravelas, contempla a construção de um terminal de apoio administrativo, infraestrutura de suporte às empresas turísticas náuticas e a criação de uma marina. Haverá ainda a implementação de estaleiros para manutenção de embarcações e rebocadores, além de pátios de manobra e galpões de armazenamento com 155 mil metros quadrados.  

O terminal contará com um cais de atracação de 1.200 metros e calado natural de 12 metros, cuja manutenção será garantida por dragagens periódicas. Cargas como celulose, madeira, pedras ornamentais, granitos e fertilizantes devem movimentar o porto, contribuindo para a economia local e regional. 

SAIBA MAIS EM: https://infranews.com.br/requalificacao-do-porto-de-caravelas-e-a-integracao-logistica-no-sul-da-bahia/

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