Por THEODIANO BASTOS
A iniciativa
já possui Licença Prévia das autoridades da Bahia e está em
processo de obtenção da Licença de Instalação, com apoio do Governo de Minas Gerais, Ibama e Infra S.A.
Com previsão de entrada em operação em 2029, as iniciativas representam um marco de integração para o Norte de Minas Gerais, Norte do Espírito Santo e Sul da Bahia, regiões historicamente carentes de infraestrutura.
Parece que a execução do projeto vai começar. Já encomendaram 350 vagões e 30 locomotivas.
A ferrovia com bitola larga, tem como principal objetivo o transporte do Lítio da reserva do Jequitinhonha refere-se a uma região no nordeste de Minas Gerais, especialmente nas cidades de Itinga e Araçuaí, onde se concentram as maiores reservas de lítio do Brasil, um mineral crucial para a produção de baterias de carros elétricos e para a transição
A ferrovia terá ramais para Teixeira de Freitas e Itabatã, Mucuri para a Suzano indústria de Celulose e porto seco em Teófilo Otoni
A revitalização do Porto de Caravelas, no
Sul da Bahia, e a reativação da Estrada de Ferro EF340 (Bahia-Minas)
prometem transformar a infraestrutura logística da região,
impulsionando a economia local e regional. O projeto, liderado pela Multi Modal Caravelas MTC SA,
prevê um investimento em diversas frentes, incluindo a operação do Aeroporto
de Caravelas, a integração ferroviária e a criação de um centro
logístico.
O projeto do Porto de Caravelas
Inicialmente o Porto de Caravelas, contempla a construção de um
terminal de apoio administrativo, infraestrutura de suporte às
empresas turísticas náuticas e a criação de uma marina. Haverá ainda a
implementação de estaleiros para manutenção de embarcações e rebocadores, além
de pátios de manobra e galpões de armazenamento com 155 mil metros
quadrados.
O terminal contará com um cais de atracação de 1.200
metros e calado natural de 12 metros, cuja manutenção será garantida por
dragagens periódicas. Cargas como celulose, madeira, pedras ornamentais,
granitos e fertilizantes devem movimentar o porto, contribuindo para a economia
local e regional.
SAIBA MAIS EM: https://infranews.com.br/requalificacao-do-porto-de-caravelas-e-a-integracao-logistica-no-sul-da-bahia/
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