segunda-feira, 17 de novembro de 2025

Brasil, o crime organizado toma dimensões assustadoras

 


                                

                                       Por THEODIANO BASTOS

Marketing do crime: quadrilhas usam redes sociais para se promover e recrutar jovens

Uiraponga, no município de Morada Nova (CE), vira cidade fantasma. Guerra entre quadrilhas, com tiroteios, ameaças, invasões e uma execução pública, provocou o êxodo dos 2.000 habitantes.  O Ceará é governado pelo PT

Até cerca de um ano atrás, X., de 14 anos, nunca havia colocado os pés na Penha, Zona Norte do Rio. Tampouco conhecia os complexos da Penha e do Alemão.

O primeiro contato veio pela tela do celular: a partir de “curtidas” em fotos de perfis de integrantes da Tropa do Urso — grupo ligado ao traficante Edgar Alves de Andrade, o Doca, chefe do Comando Vermelho (CV) nos dois conjuntos de favelas —, X. virou seguidor e passou a frequentar algumas das 26 comunidades da região. Em pelo menos três ocasiões, seus parentes, que moravam com ele numa cidade da Baixada Fluminense, o viram subir na garupa da moto de um homem que vinha buscá-lo em casa.

O adolescente foi um dos 117 suspeitos mortos durante a megaoperação das polícias do Rio. Foi pelas postagens em plataformas que a Polícia Civil concluiu que o garoto e outras oito pessoas mortas na ação tinham ligação com o CV. Postagens ligadas às facções tomaram as redes sociais: fotos e vídeos de homens com fuzis, drogas e ameaças de roubo circulam amplamente.

Rio Estado prepara força-tarefa para remover mais de 13 mil barricadas mapeadas na Região Metropolitana do Rio

Ação envolverá prefeituras, maquinário pesado e apoio da PM para remover estruturas do crime organizado; São Gonçalo e São João de Meriti são os pontos considerados mais críticos.

SAIBA MAIS EM: https://oglobo.globo.com/rio/noticia/2025/11/17/marketing-do-crime-quadrilhas-usam-redes-sociais-para-se-promover-e-recrutar-jovens.ghtml  - https://veja.abril.com.br/brasil/o-distrito-do-ceara-que-virou-uma-cidade-fantasma-por-conta-do-terror-das-faccoes/

Nenhum comentário:

Postar um comentário