sábado, 14 de junho de 2025

Papa pede "mundo livre da ameaça nuclear" após conflito no Oriente Médio

 

                                               Por THEODIANO BASTOS

Já se tinha a guerra com mais de três ano na Ucrânia,

Com mais de 1,200 milhões entre mortos e feridos, com a Rússia com mais do dobro das perdas da Ucrânia e agora surge o risco de guerra nuclear com a guerra de Israel com Irã.

O Papa Leão XIV fez um apelo por um compromisso global para eliminar a ameaça nuclear e expressou preocupação com a escalada do conflito entre Irã e Israel neste sábado (14).                    

Existe risco real de Terceira Guerra Mundial.

“Construir um mundo mais seguro e livre da ameaça nuclear deve ser buscado por meio de um encontro respeitoso e de um diálogo sincero para construir uma paz duradoura, fundada na justiça, na fraternidade e no bem comum”, afirmou o papa.

O discurso de Leão XIV ocorreu durante a Audiência Jubilar, na Basílica de São Pedro, e marcou a primeira vez que o pontífice se pronunciou publicamente sobre o conflito no Oriente Médio.

A declaração de Leão XIV acontece em meio ao aumento de tensões entre os dois países por conta de um conflito que se iniciou na última quinta-feira (11).

Segundo a mídia estatal iraniana, um ataque israelense a um prédio residencial em Teerã deixou ao menos 60 mortos. Já o serviço de emergência israelense confirmou que três pessoas morreram em decorrência de uma série de ataques lançados pelo Irã na madrugada deste sábado (14).

“O cenário no Irã e em Israel se deteriorou gravemente”, alertou o papa, reforçando o apelo por diálogo para a resolução de conflitos.

“Ninguém jamais deve ameaçar a existência de outro. É dever de todos os países apoiar a causa da paz, abrindo caminhos de reconciliação e promovendo soluções que garantam segurança e dignidade para todos!”, complementou o papa.

O papa reiterou o pedido para que todos os países se comprometam com a causa da paz, contribuindo para iniciativas que promovam a reconciliação e garantam a dignidade humana, mesmo em meio a conflitos.

SAIBA MAIS EM: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2025/06/13/por-que-israel-atacou-o-ira-o-que-se-sabe-ate-o-momento-sobre-o-conflito-entre-os-dois-paises.ghtml - https://g1.globo.com/mundo/noticia/2025/06/13/por-que-israel-atacou-o-ira-o-que-se-sabe-ate-o-momento-sobre-o-conflito-entre-os-dois-paises.ghtml E https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/papa-pede-mundo-livre-da-ameaca-nuclear-apos-conflito-no-oriente-medio/

Nenhum comentário:

Postar um comentário