sábado, 5 de março de 2016

INQUIETAÇÃO NOS QUARTEIS



A crise ganhou um novo componente. E ele veste farda e pilota tanques
por RICARDO NOBLAT 05/03/2016  

A condução coercitiva de Lula para depor à procuradores da Lava-Jato não foi o fato que marcou a escalada preocupante da crise política que abala o país e ameaça derrubar o governo.
A crise ganhou um novo componente. Ele veste farda e tem porte de arma. Sua entrada em cena, ontem, foi o fato mais importante do dia em que o país quase parou, surpreso com o que acontecia em São Paulo.
Não é comum ver-se um ex-presidente da República, o primeiro operário entre nós a chegar ao poder, ser conduzido por agentes federais na condição de investigado em bilionário escândalo de corrupção.
Nunca antes na história deste país...
O episódio serviu para demonstrar a solidez de uma democracia reinaugurada por aqui há apenas 31 anos. A lei deve ser igual para todos. Um ex-presidente não merece tratamento especial.
O receio de que a ordem pública virasse desordem foi o que assustou os militares, levando-os a se manifestarem por meio dos canais disponíveis para isso. Há muito que eles não procediam assim.
Um batalhão do Exército, em São Paulo, foi posto de sobreaviso caso os protestos contra e a favor de Lula resultassem em violência, e as polícias militar e civil perdessem o controle da situação.
Geraldo Alckimin não foi o único governador avisado de que poderia contar com a ajuda do Exército se pedisse ou se a presidente da República a autorizasse.
Integrantes do Alto Comando do Exército telefonaram para os governadores dos Estados mais sujeitos a conflitos entre militantes políticos e os preveniram para a necessidade de manter a paz social.
O elenco de autoridades alcançadas pelos telefonemas de generais foi mais amplo. E incluiu ministros de Estado e líderes de partidos, de quase todos os partidos. Os do PT ficaram de fora.
A tensão entre os generais foi desatada quando militantes políticos se agrediram diante do prédio onde Lula mora em São Bernardo. E atingiu seu pico com o discurso de Rui Falcão, presidente do PT.
Enquanto Lula era interrogado na delegacia da Polícia Federal no aeroporto de Congonhas, Falcão pregava a ida para as ruas dos adeptos do PT e a realização de manifestações ruidosas.
Foi um duro discurso, embora pronunciado no tom ameno que caracteriza as falas de Falcão. De imediato, as várias instâncias do partido começaram a se mobilizar em obediência à nova palavra de ordem.
Até então, a máquina do PT parecia inativa, perplexa. No twitter, por exemplo, os termos mais em uso se referiam à prisão de Lula. Nas horas seguintes, os termos mais populares passaram a ser “golpe” e “ruas”.
Os generais estão temerosos com a conjugação das crises política e econômica e com o que possa derivar disso. Cobram insistentemente aos seus interlocutores do meio civil para que encontrem uma saída.
Não sugerem a solução A, B ou C. Respeitada a Constituição, apoiarão qualquer uma – do entendimento em torno de Dilma ao impeachment ou à realização de novas eleições. Mas pedem pressa.
Por inviável, mas também por convicções democráticas, descartam intenções golpistas. Só não querem se ver convocados a intervir em nome da Garantia da Lei e da Ordem como previsto na Constituição.

Militares ficaram de sobreaviso durante o depoimento de Lula, disse ainda  Ricardo Noblat. Temor era que polícias não conseguissem conter eventuais manifestações violentas

Fonte:  http://noblat.oglobo.globo.com/ 05/03/16

Um comentário:


  1. Diz Ronaldo de Macedo Campos por e-mail:

    SE O "SAPÃO, SABIDÃO, CASCAVEL, GIBóIA, SUCURI,CANINANA, COMO LULA, ELE, O MESMO SE INTITULOU UMA SERPENTE QUE PRA SER MORTA DEVE SER GOLPEADA NA CABEÇA E NÃO NO RABO, FICA AQUI O MANIFESTO CONTRA ESSA MÍDIA MEDIOCRE QUE REFORÇA," A AÇÃO COERCITIVA FOI DESPROPORCIONAL". ORA O LULA SE NEGOU VEEMENTEMENTE A DEPOR, ABRIU ABEAS CORPUS CONTRA O PROCEDIMENTO, SE NEGOU A SE APRESENTAR DIANTE DO PROMOTOR . ADIOU TAL CONVITE, REQUEREU OUTRO PROMOTOR!
    E DAÍ, CONVIDADO NÃO FOI! INTIMADO MUITO MENOS! PELOS ELEMENTOS COLHIDOS POR QUE SE NEGAR A PRESTAR DEPOIMENTO /ESCLARECIMENTOS. QUEM NÃO DEVE NÃO TEME. IRIA ACOMPANHADO DE "BOM" ADVOGADO EVIDENTEMENTE. E POR QUE O TEMOR! INTERESSA ESSE TIPO DE CLIMA! DIVIDIR A POPULAÇÃO, COXINHA E ZÉ DAS CUÉCAS" SEI LÁ! CONTUNDENTE FORAM AS PALAVRAS DO SR LULA CONVOCANDO UMA REBELIÃO! COMO TRATAR UM EX- PRESIDENTE DESTEMPERADO, DESPREPARADO, DONO DA VERDADE E ACIMA DE TODOS, HONESTIDADE AMBULANTE!
    QUE BENEFICIOS TROUXERAM OS GOVERNOS, QUE GANHOS TROUXE A POPULAÇÃO DE FORMA DERRADEIRA? COM UM POLÍTICA DESTRUIDORA ARREBENTOU AS CONTAS PÚBLICAS, QUEBROU A MAIOR EMPRESA DO PAÍS. A DESFAÇATEZ EM AFIRMAREM SER UM PROBLEMA DA ECONOMIA EXTERNA, QUE COMPETÊNCIA É ESSA??? TAMANHA ROUBALHEIRA PRATICADA NOS MENSALÕES, DOS SETE ANÕES, DOS PETROLÕES , DO BNDES QUE NINGUEM ENTROU AINDA! QUEBRARAM AS PREVIDÊNCIAS DA CAIXA, BANCO DO BRASIL, PETROS, CORREIOS, ISSO É GOVERNAR???
    ALÔ SENHORES DAS TEVES, RÁDIOS, VÓS QUE RECEBEIS DOS ILUSTRES DEPUTADOS AS CONCESSÕES, ABRAM SEUS VOLUMES PARA A DERROCADA DE UMA NAÇÃO! VAMOS VIRAR VENEZUELA???


    ResponderExcluir